O ácido muriático (encontrado em supermercados comuns) ou hidroclórico é uma solução aquosa concentrada de cloreto de hidrogênio, podendo ser utilizada para ajustar o pH de soluções básicas. Na Geologia e Paleontologia, o HCl emprega-se para o reconhecimento de rochas carbonáticas, através da reação:
CaCO3 + 2HCl => CO2 + H2O + CaCl2
A reação causa borbulhamento em rochas e minerais carbonáticos, o que os difere das demais
A concentração do ácido muriático varia entre 36,5% e 38%, com uma densidade de 1,189 g/ml. O ácido muriático concentrado contém 1 g do ácido puro por cerca de 2,25 ml do produto.
Diminuindo a concentração de HCl
- 1Coloque os óculos de proteção, o avental e as luvas resistentes a ácidos para proteger-se contra queimaduras severas que poderão ser causadas pelo ácido muriático, que é altamente corrosivo.
- 2Meça 72,5 ml de água deionizada em uma proveta de 250 ml.
- 3Lentamente, acrescente 22,5 ml de ácido muriático à água, agitando constantemente com um bastão de vidro. Observe a elevação na temperatura da solução.
- 4Deixe a solução esfriar antes de transferi-la a um frasco de vidro. Feche bem, com uma tampa resistente a ácidos, para armazená-lo.
Advertência
- Sempre adicione o ácido muriático à água, nunca ao contrário, pois poderá causar calor extremo, fervura e transbordamento, que poderão levar a queimaduras severas.
Adaptado de: eHow
0 respostas:
Postar um comentário