21 de set. de 2013

Cobertura de gelo no Ártico aumenta 60% em apenas 1 ano

Antes do início do congelamento dos oceanos que ocorre em setembro, os cientistas já observam enormes áreas de oceano congeladas. A nova área coberta por gelo tem 5,1 milhões de quilômetros quadrados e está afetando a navegação do Atlântico Norte, obrigando a mudança de rotas. Nas imagens de satélite abaixo é possível visualizar o fenômeno: a cobertura de gelo aumentou 60% em apenas 1 ano.

Cobertura de gelo
Na imagem da esquerda a capa de gelo no Ártico em 2012. A imagem da direita mostra o enorme acréscimo, mais de 60% na área da capa de gelo em apenas 1 ano.

Tudo leva crer que estamos entrando em um novo período de congelamento ao invés do aquecimento global tão decantado. Se esse for o caso o assunto aquecimento global será um dos grandes erros científicos da história humana. Os catastrofistas e a mídia já haviam afirmado (inclusive a BBC) de que em 2013 o Ártico não mais teria a cobertura de gelo. No entanto, o que se vê é um aumento de 60% na cobertura de gelo do oceano o que contraria total e absolutamente as teorias catastrofistas do aquecimento global. 

O aquecimento, como já discutido no Portal do Geólogo (veja mais), já havia arrefecido desde 1997. O que ocorre é que nenhuma entidade envolvida com o aquecimento global, incluindo universidades e mesmo Governos, está aceitando rever a teoria de que o aquecimento global já deixou de existir a quinze anos. Existe muito dinheiro e ego nesta história. Afinal, prêmios Nobel foram distribuídos juntamente com bilhões de dólares que foram injetados nessas entidades, ONGs e Governos, por conta do aquecimento global.

Esse congelamento do Ártico mostra que as emissões de gás carbônico e gases de efeito estufa não são responsáveis pelas mudanças climáticas como esses organismos querem. As grandes mudanças climáticas estão relacionadas a eventos geológicos, às correntes marinhas e ao sol. O resto é história. 

Fica, também, muito claro a ineficiência dos cientistas em prever o clima em apenas 1 ano, quanto mais em centenas de anos como muitos haviam modelado em seus supercomputadores. 
supercomputadores causam supererros. 

É hora de rever as políticas e abrir os horizontes.

Fonte: Geologo.com.br

3 respostas:

Anônimo disse...

Cada um consegue extrair o que quiser de um conjunto de dados. Nesse caso autor do blog comparou o dado desse ano com o do ano passado. Ele só esqueceu de mencionar que a cobertura de gelo do Ártico de 2012 foi a mais baixa da história. No link abaixo há um conjunto mais completo de dados sobre a área da cobertura de gelo do ártico. Olhe para a figura 2. Apesar de 2013 ser 60% maior que 2012 (160% de quase nada continua a ser quase nada....) ambos são significativamente menor que a média de 1979-2012 (quando se tem medições sistemáticas). http://psc.apl.washington.edu/.../

Anônimo disse...

Só vocês acham que o aquecimento global terminou. Vocês contradizem milhares de cientistas e toda uma comunidade envolvida que esta semana ou na próxima irá disponibilizar o relatório revisado e conciso da ONU.

Anônimo disse...

http://psc.apl.washington.edu/wordpress/research/projects/arctic-sea-ice-volume-anomaly/